BMX Soluções Logísticas

Biodiesel vs. Diesel: Uma Comparação de Impactos Ambientais

 

 

Será que o Biodiesel é a solução para um mundo submisso ao petróleo?

Com os preços de combustíveis originários do carbono sofrendo aumentos contínuos, o biodiesel alcança novamente relevância nesse mercado.

Produzido a partir de óleos vegetais, o Biodiesel é um combustível líquido biodegradável extraídos de fontes renováveis, como gorduras animais e óleos vegetais, ou seja, é pouco poluente e não tóxico. E pode substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.

Por ser menos poluente é considerado uma fonte de energia limpa e renovável. A queima emite 80% menos dióxido de carbono (CO2) do que o diesel, além de não liberar carbono negro, nem óxidos de nitrogênio e aerossóis primários, que são grandemente lesivos à saúde.

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), todo o carbono emitido na queima do biodiesel é reabsorvido por plantas que originam óleo vegetal e alimentam animais, realimentando o ciclo de produção.

Por apresentar benefícios para toda a cadeia produtiva, o biodiesel está no topo dos produtos negociados do agronegócio brasileiro, juntamente com a soja. Um levantamento realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) apontou que a cadeia da soja e do biodiesel foi responsável por 10,8% dos empregos gerados no agronegócio brasileiro nos últimos anos. Se comparado ao registro de uma década atrás, revela um crescimento significante de 80% no número de pessoas empregadas no setor.

O Brasil é um dos três maiores produtores mundiais de biocombustíveis. André Lavor, presidente e um dos fundadores de uma grande empresa especializada em biodiesel que atua no mercado desde 2006, explica a importância na diversificação de matriz fonte de energias brasileira. “Uma das vantagens é a diversificação da matriz energética brasileira e a diminuição da necessidade por importação de combustíveis fósseis, aumentando a autonomia do país e tornando-o menos dependente de fontes de energia não renováveis”

 A BMX tem uma grande preocupação com o meio ambiente, por isso, nos esforçamos para implementar soluções ecológicas em todas as nossas operações. Atualmente, trabalhamos com a maioria de nossa frota de caminhões movidos a biodiesel.

Temos investido em boas práticas ambientais, sociais e governamentais por meio de nosso Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Programa BMX Sustentável, que tem por objetivo implantar projetos sustentáveis e de proteção ambiental, além de conscientizar colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade sobre a preservação do meio ambiente.

Diferença entre Diesel X Biodiesel

O Diesel é originado da destilação do petróleo bruto (uma fonte não renovável), que difere do Biodiesel, um combustível biodegradável obtido de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais.

O Biodiesel é desenvolvido para utilização em motores Diesel convencionais e se distingue dos óleos vegetais. Pode substituir parcial ou integralmente o Diesel derivado do petróleo em uma variedade de veículos, como caminhões, ônibus, tratores, automóveis e até geradores estacionários.

É possível utilizar o Biodiesel de forma pura ou em combinação com o Diesel convencional, comumente referido como “Diesel”. Isso faz com que o termo “Biodiesel” muitas vezes seja confundido com a mistura de Diesel e Biodiesel disponível nos postos de combustível.

Devido a preocupações ambientais, muitos países têm gradativamente aumentado a proporção de Biodiesel na mistura de Diesel (conhecida como Diesel + Biodiesel), como medida para promover a sustentabilidade.

Por Vivian Lima

 

Translate »